quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Natais Passados


Venho de uma família muito, muito animada e unida. Toda vez que a Micossada se reúne, é aquela festa.

Micossada é a forma carinhosa que nós, os Micossi, encontramos para denominar a reunião de parentes por parte de minha mãe! Nosso quartel general é na chácara dos meus tios, em Descalvado, que são duas das pessoas mais generosas e especiais com quem já tive a oportunidade de conviver nessa vida. 

Ultimamente, em virtude dos compromissos que cada um de nós foi assumindo, além da vida que vai seguindo seu próprio curso, os nossos encontros tem sido cada vez mais esporádicos. Muitos dos primos já moram em outras cidades, e as folgas não coincidem. 

Mas o Natal em família já se tornou uma tradição, e é compromisso garantido! 

Também incorporamos a essa tradição o hábito de montar a tradicional árvore de Natal, momento que conta com a participação da criançada e fica sempre muito bonita.

Além disso, há uns três anos eu venho trazido para essas comemorações algumas propostas que fazem desses momentos uma forma de interagirmos de forma mais pessoal e direta uns com os outros. Por dois anos consecutivos, preparei a árvore dos desejos, ideia que conheci aqui






No ano retrasado, montei também uma árvore de feltro, para que as crianças pudessem decorá-la fixando os enfeites com velcro. Foi uma brincadeira divertida, mas não durou muito tempo. 
O resultado poderia ter sido melhor se eu tivesse pensado numa forma mais eficiente de prender a árvore à parede, pois depois de um tempo ela começava a descolar, ficando toda pendurada, e após muito 'cola e descola', minha pouca paciência recomendou retirá-la da parede de uma vez por todas... rs.



 

No Natal passado resolvi substituir a Árvore dos Desejos pela Árvore da Família... Queria fazer uma árvore enfeitada com as fotos de todos os membros da Micossada, mas já no início percebi que essa era uma proposta arriscada, pois eu desejava manter isso como uma surpresa, então havia a possibilidade de não conseguir encontrar a foto de alguém. 

Havia também a possibilidade de acabar privilegiando mais uma família que outra pela quantidade de imagens obtidas, por isso estabeleci uma cota de 8 fotografias para cada um dos patriarcas Micossi, incluindo seus filhos e netos. Contei com a ajuda de alguns primos e finalmente consegui a foto de todo mundo.

Trabalhei as fotos num programinha de edição online, onde todas receberam o mesmo tom sépia e uma moldura dourada.




Pintei prendedores de roupa com tinta spray dourada, e colei neles delicados lacinhos vermelhos, pra dar aquela graça. 
A árvore ficou tão bonita depois de enfeitada com as fotos... Conforme iam chegando, os familiares iam se reconhecendo e se deliciando com a surpresa. Ao final da comemoração, cada um foi pegando sua foto pra levar pra casa.




Além disso, montei alguns anjinhos de papel colorido que, pendurados em galhos, ornamentaram a decoração externa do ambiente. Evidente que meus primos, que adoram pegar no meu pé, não iam deixar passar essa chance de dizer que meus anjinhos mais pareciam morcegos. Mas ainda assim achei que ficaram lindos!




No ano passado também testamos a experiência de variar nossas fotos de Natal, utilizando adereços com a temática, impressos e colados em palitos. Diversão garantida!

 


Um comentário:

  1. A idéia das fotos foi bastante delicada, ao reforçar o sentido e a união da família em um momento bastante delicado, no primeiro natal sem a vó...

    ResponderExcluir