sábado, 28 de novembro de 2015

Por um Natal com mais significado

Já falei aqui sobre a forma como essa época do Natal me inspira.

Mas além de toda inspiração, de toda essa energia e encantamento, além de tudo isso há o verdadeiro sentido do Natal. E é esse o sentido que eu pretendia buscar e incorporar à rotina da minha família nessas últimas semanas do ano, quando pensei em montar esse Calendário do Advento. 


Cada cone representa um dia do advento e dentro deles há uma ação que deverá ser executada naquele dia.

Fiz às pressas, porque queria que ele tivesse início na data certa. O primeiro dia é amanhã e o calendário ficou pronto hoje. Minha ideia era pendurá-lo em forma de um varalzinho na parede da sala, mas durante a execução eu decidi que já me daria por satisfeita se conseguisse terminar todos os cones a tempo! rs... 


E agora que ficaram prontos, eu penso que se nós mantivermos a rotina de abrir um cone por dia e realizar as ações neles propostas até concluir todo o calendário, isso já vai ser motivo de grande orgulho para mim. Para as ações, mesclamos algumas atividades em família, como preparar alguma guloseima, assistir a filmes natalinos, soprar bolhas de sabão gigantes, com outras atividades mais relacionadas à prática solidária, como separar brinquedos para doação, montar sacolinha de Natal para uma criança carente, pensar numa ação solidária e colocá-la em ação...

Essa é uma forma de introduzir na educação das crianças o entendimento da verdadeira história do Natal, e despertá-las para a prática de ações solidárias. 

Não dá pra esperar que a magia do Natal faça do nosso mundo um lugar melhor para se viver, mas é possível aproveitar um pouco dessa magia e transformar a visão de mundo dos que estão a nossa volta. Possibilitar aos nossos filhos a experiência de se colocar no lugar do outro, e passar a enxergar o mundo de maneira mais solidária e humana.

3 comentários:

  1. E aí, conta pra gente... Vcs conseguiram realizar todas as atividades? Qual foi a mais divertida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conseguimos realizar as últimas, porque me atrapalhei com a nossa ida para Pirassununga. Deveria ter pensado em algo mais prático que pudesse ser feito por lá nos últimos dias que antecederam o Natal. Eu achei bem divertido o dia em que tivemos que preparar uma bebida natalina!

      Excluir
    2. E qual foi essa bebida? Perdi o goró! Hehe

      Excluir